terça-feira, 8 de abril de 2014

O melhor do meu dia #16 - Retiro

O melhor do meu dia foi este fds. Aconteceu o tão aguardado retiro de Meditação/Reiki.

Foi um excelente fds, no meio da natureza, na Quinta das Águias/Paredes de Coura, num ambiente de chuva, mas muito acolhedor, onde dei gargalhadas como há muito não dava, onde conheci gente diferente, partilhei experiências, conhecimentos, dei muito de mim e recebi muito dos outros.
Muita paz, muita risada e boa disposição.

Nestas alturas conseguimos isolar-nos da realidade do dia-a-dia e perceber que no final não somos absolutamente nada e ao mesmo tempo somos tudo.
Nós somos impermanentes! Porque nos esquecemos disso? Na nossa correria de querer chegar ao amanhã?

Eu sei, venho com o chip todo activo. Ainda por cima, quando começamos a retornar ao mundo "para além do portão da quinta", soubemos da notícia da morte de Manuel Forjaz. Ainda há dúvida de que não somos coisa nenhuma?

Achei eu, que no meu retorno, não ía sentir grande diferença em mim. Iria de certeza continuar com a meditação e o Reiki, talvez com maior disciplina e vontade. Mas, pouco mais do que isso.
No entanto, ontem foi impressionante. Senti isso à medida que ía conduzindo para o escritório e durante todo o dia em que peguei no carro. A calma com que conduzi. O meu corpo totalmente relaxado! Há semanas que não sentia algo assim. Sempre em correria, sempre em pressão, com o pé no acelerador, com o corpo a fervilhar por dentro... E desde ontem, sinto-me completamente diferente. Não sei quanto tempo vai durar isto. Talvez mais uns poucos dias, mas é tão nítida esta evidência que, quando a observei, pensei mesmo: " Mas que raio!? Olha como eu andava e olha como eu agora estou!"

E, mais impressionante, é reparar como nos outros nada mudou. Tudo em stress à minha volta, a pressão para arranjar uma solução para a minha doença, o querer já uma resposta, a familia com os exames/médicos, o problema do dinheiro porque o governo não pára de sobrecarregar os pensionistas...the same old problems...
Eu sei que nada disso desaparece assim. Eu sei que os problemas existem. Mas a maneira como olhamos tudo, como os vemos, como os tratamos, isto sim podemos mudar.

E, como tantas vezes foi referido no retiro, nós não temos problemas. Temos contratempos. Problemas têm as crianças em África que não comem durante dias. Problemas têm as mulheres na índia que são violadas constantemente sem punição. Problemas têm os refugiados que tiveram de abandonar as suas vidas e viver do nada. Vamos ver a realidade como ela é e recordar que somos impermanentes. Apenas isso.

Olha eu, feliz da vida! A meditar para a câmara:)


O retiro foi um desafio para mim. Há muito que queria fazê-lo. Há anos que andava a vê-lo passar. Mas nunca havia criado a oportunidade. Havia sempre algo importante no meio que impedia tudo isto. Ou a gravidez, ou a amamentação, ou não querer incomodar ninguém para ficar com as crianças... Ou talvez receio de enfrentar algo novo e diferente.

Mas como eu disse. 2014 será um ano diferente. E está a ser. Já fiz mais coisas diferentes este ano que nos últimos 2 anos. Estou a criar a minha realidade. O que quero. Estou a fazer acontecer:) E estou tão feliz comigo mesma por estar a tentar.

Bem, e havia tanto a dizer sobre este retiro, mas vou deixá-lo cá dentro, por enquanto. Sinto que ainda estou a absorver tudo o que aconteceu. Quero mastigar cada palavra que ainda ressoa no meu ouvido. Quero continuar a sentir a vibração de cada uma das pessoas que lá estavam. As pessoas fizeram sem dúvida este retiro. Energias muito boas. Energias que ainda sinto em meu redor.

Parece tudo tãããããããão mais simples...:)

Sem querer aborrecer muito mais com isto, acho que todos devíamos fazer este tipo de retiros. E mais de uma vez ao ano, porque num instante esquecemos a essência do que somos.

Queria tanto que esta sensação de paz e de que está tudo bem continuasse por um bom tempo....
Maravilhoso, é o que tenho a dizer!







Nota: outro desafio foi o conseguir conviver com animais e aranhas... quer dizer, não consegui na perfeição. Tive de mudar de cama por causa das aranhas, mas consegui adormecer sabendo que 2 ou 3 andavam por perto:) O defeito é meu. Não é dos animais.

7 comentários:

  1. É muito verdade, devia haver uma escala de problemas decente nesta atualidade tão incrivelmente penosa para cada um... Enquanto não a há, cada um que tente criar a sua! Tu já tentaste (com sucesso, pelos vistos!)...
    Espero que continues assim, e parabéns por todos os desejos/objetivos que já cumpriste :)

    ResponderExcluir
  2. Que bom! Adorei ler as tuas palavras!
    Só por hoje, vive a vida e o momento :)
    Um grande beijinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só por hoje estou imensamente grata por te ter conhecido! Ainda trago comigo um pouco da tua energia:) beijinho!

      Excluir
  3. Liliane, gostei imenso do que escreveste. Também senti essa paz de que falas do dia seguinte! É realmente maravilhoso. Beijinho! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma sensação de paz indiscritível, não? Que ela dure mais uns tempos;) beijinho!

      Excluir
  4. Adorei, adorei, adorei!
    Vivemos um corre corre e só de vez em quando paramos para perceber que o mundo não nos foje, mas também não espera por nós. Beijinhos e até breve :)

    ResponderExcluir