terça-feira, 9 de setembro de 2014

Desafio da Gratidão Diário

Há alguns dias que circula na net o desafio da gratidão diário.
Durante 10 dias dizemos 3 coisas pelas quais somos gratas e nomeamos duas pessoas para seguir o desafio.
Poderia tornar-se um desafio viral, como aconteceu com o desafio do balde de água, mas não me parece que tenha assim acontecido.
O balde de água é muito mais giro, claro, e apesar de ter um propósito final, em praticamente todos os desafios que assisti na net (excluindo famosos), não vi qualquer retorno monetário para a instituição em causa.

Anyway, a aderência ao Desafio de Gratidão Diário foi bem sucedida nas pessoas que normalmente já o costumam fazer para si mesmas.

E porquê a exposição pública?
Tanto no Desafio do Balde de água como no Desafio de Gratidão, havia exposição pública. Num somos engraçados, no outro somos nós mesmos. Mas é mais fácil expormo-nos a fazer palhaçadas do que expormo-nos na nossa essência.

Poderíamos alegar que não precisamos de expor ao mundo a nossa gratidão em 3 factos, e é verdade! Mas creio que é sempre uma forma de chamar a atenção de alguém que não está habituado a fazê-lo! "Olha lá tu, sim tu. Eu sou grato porque hoje almocei nas calmas e foi relaxante e tu?"
"ah...eu, hem..."
E a pessoa põe-se a pensar. Pára e pensa. E descobre imensas coisas pelas quais deveria estar agradecida.
Este acto de parar e pensar, obriga-nos efectivamente a parar. Parar no nosso rodopio do dia-a-dia. Estar no momento presente. E valorizar o momento presente.

Eu efectivamente não precisava de fazer o Desafio de Gratidão de forma pública no facebook. E, sinceramente, não o fiz por mim. Eu já o faço num caderno, sem qualquer desafio associado.
Eu fi-lo por outros. Acreditei que ao nomear outras pessoas, elas poderiam realmente sentir-se de alguma forma vinculadas a um hábito que acabaria por se incorporar na sua rotina diária. E a parar no momento presente.

Mas tenho a certeza que não fui bem sucedida:)
Apenas consegui a minha prima a acompanhar-me neste desafio.
Espero que outros tenham conseguido alguém mais, e que, ao final de 1 ou dos 10 dias, tenham conseguido incutir nas pessoas esta necessidade de parar e estar no momento presente uns breves minutinhos por dia.

E agradecer. O cheirinho do café, os lençóis confortáveis ou simplesmente o sorriso de alguém.

Só por hoje sou grata por aqui escrever.


2 comentários:

  1. Olá!
    Não costumo participar neste tipo de desafios, até porque acho que tenho alguma noção nesse aspeto... Também porque aquilo por que "estou grata" é uma coisa geral e aplicável a todos os dias, percebes? Ter podido descansar 1 hora não é nada comparado a saúde, tanto minha como de outras pessoas. E assim posso definir 1 coisa que já de si engloba todas as outras :) Mas acho que é uma boa iniciativa, e percebo que seja para valorizar as pequenas coisas :)
    Quanto ao desafio do balde de água, também me parece que o objetivo era espalhar e divulgar a causa, e não receber donativos diretamente ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o objectivo de divulgação da causa foi muito bem sucedidos! Acho que a maioria da população ficou a conhecer uma doença que nunca ouvira falar e ainda bem. A forma como foi feita essa divulgação foi fundamental para o processo. Beijinho Avelã!

      Excluir