Há alguns dias que circula na net o desafio da gratidão diário.
Durante 10 dias dizemos 3 coisas pelas quais somos gratas e nomeamos duas pessoas para seguir o desafio.
Poderia tornar-se um desafio viral, como aconteceu com o desafio do balde de água, mas não me parece que tenha assim acontecido.
O balde de água é muito mais giro, claro, e apesar de ter um propósito final, em praticamente todos os desafios que assisti na net (excluindo famosos), não vi qualquer retorno monetário para a instituição em causa.
Anyway, a aderência ao Desafio de Gratidão Diário foi bem sucedida nas pessoas que normalmente já o costumam fazer para si mesmas.
E porquê a exposição pública?
Tanto no Desafio do Balde de água como no Desafio de Gratidão, havia exposição pública. Num somos engraçados, no outro somos nós mesmos. Mas é mais fácil expormo-nos a fazer palhaçadas do que expormo-nos na nossa essência.
Poderíamos alegar que não precisamos de expor ao mundo a nossa gratidão em 3 factos, e é verdade! Mas creio que é sempre uma forma de chamar a atenção de alguém que não está habituado a fazê-lo! "Olha lá tu, sim tu. Eu sou grato porque hoje almocei nas calmas e foi relaxante e tu?"
"ah...eu, hem..."
E a pessoa põe-se a pensar. Pára e pensa. E descobre imensas coisas pelas quais deveria estar agradecida.
Este acto de parar e pensar, obriga-nos efectivamente a parar. Parar no nosso rodopio do dia-a-dia. Estar no momento presente. E valorizar o momento presente.
Eu efectivamente não precisava de fazer o Desafio de Gratidão de forma pública no facebook. E, sinceramente, não o fiz por mim. Eu já o faço num caderno, sem qualquer desafio associado.
Eu fi-lo por outros. Acreditei que ao nomear outras pessoas, elas poderiam realmente sentir-se de alguma forma vinculadas a um hábito que acabaria por se incorporar na sua rotina diária. E a parar no momento presente.
Mas tenho a certeza que não fui bem sucedida:)
Apenas consegui a minha prima a acompanhar-me neste desafio.
Espero que outros tenham conseguido alguém mais, e que, ao final de 1 ou dos 10 dias, tenham conseguido incutir nas pessoas esta necessidade de parar e estar no momento presente uns breves minutinhos por dia.
E agradecer. O cheirinho do café, os lençóis confortáveis ou simplesmente o sorriso de alguém.
Só por hoje sou grata por aqui escrever.
Olá!
ResponderExcluirNão costumo participar neste tipo de desafios, até porque acho que tenho alguma noção nesse aspeto... Também porque aquilo por que "estou grata" é uma coisa geral e aplicável a todos os dias, percebes? Ter podido descansar 1 hora não é nada comparado a saúde, tanto minha como de outras pessoas. E assim posso definir 1 coisa que já de si engloba todas as outras :) Mas acho que é uma boa iniciativa, e percebo que seja para valorizar as pequenas coisas :)
Quanto ao desafio do balde de água, também me parece que o objetivo era espalhar e divulgar a causa, e não receber donativos diretamente ;)
Sim, o objectivo de divulgação da causa foi muito bem sucedidos! Acho que a maioria da população ficou a conhecer uma doença que nunca ouvira falar e ainda bem. A forma como foi feita essa divulgação foi fundamental para o processo. Beijinho Avelã!
Excluir