sexta-feira, 7 de março de 2014

O melhor do meu dia #13

Esta semana tive a sorte de ter a companhia da minha amiga Lu para vermos o 3º filme de uma sequela que adoramos. Finalmente!
O 1º vimos juntas há uns 15 anos!

1º Before Sunrise
2º Before Sunset
3º Before Midnight



Todos eles giram à volta do casal e das suas conversas sobre tudo e nada.
Neste último eles estão casados e já têm 2 filhas. E as conversas, agora já mais em tom de discussão, são em torno dos problemas que vivem enquanto casal.
É impressionante como a maior parte dos problemas dos casais são comuns a todos e não são nem mais nem menos do que resultados de visões distorcidas de uma mesma realidade.
Mas só analisando de fora, vendo um outro casal a discutir, é que conseguimos ter essa percepção. Nenhum está errado e nenhum está certo. Ela fala de alhos e ele de bugalhos e, no final, ninguém está a ouvir com atenção a outra parte e estão a culpar-se de coisas diferentes, pensando estarem a falar sobre o mesmo! É uma confusão sim, mas é impressionante como vendo de fora, conseguimos rever-nos naquelas discussões de casal, e conseguimos ver quantas vezes não temos assim tanta razão e quantas vezes não ouvimos com atenção o outro. E tantas vezes dizemos coisas que podiam não ser ditas...
Está nos genes, está em séculos de gerações, está entranhado em nós, determinadas características que nos distinguem.
Muitas vezes, as mulheres querem apenas discutir uma determinado assunto, falar e falar e o homem, formatado para resolver questões, quer resolver a questão e dar logo a solução. Mas a mulher só quer falar...
Outras vezes a mulher dá palpite sobre a forma agressiva de conduzir dos homens e chama a atenção, mas o homem tem, geneticamente, uma visão das distâncias completamente diferente da nossa e um controlo diferente, pelo que às vezes só temos de confiar...
As relações não são nada simples, mas também não precisam ser tão complicadas, se conseguirmos controlar o nosso Ego em situações chave. Mas tudo isso é tão difícil, não é?

2 comentários:

  1. Olá!
    És sempre bem vinda há minha "casa", obrigado pelo teu comentário.
    Quanto aos filmes, nunca os vi, mas uma grande amiga minha aconselhou-me o primeiro, uma vez que aos 20 anos tive uma paixao (que hoje não deu em nada) que chegou assim em 3 dias, de passeio em barcelona e ela diz que lembrava esse filme!
    Tenho de ver! E companhia de amigas é sempre bom não é?

    Quanto aos objectivos, haveremos de chegar lá

    ResponderExcluir
  2. É verdade... Isso aplica-se às discussões no geral. Ninguém começa uma discussão com o propósito de mudar de opinião ou considerar sequer o ponto de vista do outro... Aliás, o sentido de discussão foi totalmente distorcido!
    Nunca vi esses filmes mas parecem interessantes :)

    ResponderExcluir