quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Hábito 2: Green Smoothies e eu (Smoothie #1)

Eu sei. Não sou criativa nem original.
Mas também nunca fui de ir atrás das modas.
Até agora.

Quero muito entrar na moda dos Smoothies.
Quero muito aprofundar conhecimentos na moda de alimentação alternativa e saudável: vegetariana, vegan, raw food...
Quero muito iniciar-me na moda da corrida.
Quero muito aperfeiçoar outra moda: a culinária.

Mas tudo a seu tempo e com pequenos passinhos.
As modas não surgem do nada. 
Creio que cada vez há mais consciencialização da necessidade de se comer bem, e quando digo bem é saudável. Não querendo desde já dizer que vegetariana/vegan seja melhor ou pior, mas elimina um conjunto de alimentos da dieta que fazem a diferença (no inchaço da barriga, no cansaço físico, etc....).
E quando se fala em corridas, é a crescente necessidade de se respirar ar puro e de conter a carteira.
E quando se fala em culinária, é a necessidade de se trocar experiências, de se agradar aos outros e essencialmente de esvaziar a mente (meditação pura). É a crescente necessidade de nos dedicarmos a nós.

Isto tudo para dizer que já tenho o meu "novo hábito" a implementar em Março. A "moda" que vou seguir.
Algo que aprendi, é que não podemos começar muitos novos hábitos ao mesmo tempo, pois a probabilidade de nenhum "vingar" é imensa. É preciso começar com um de cada vez.
(Relembrando, em Fevereiro foi o Elixir Dourado (Hábito 1). Estamos a 2 dias do fim do mês, e o hábito está criado e completamente entranhado.)

Em Março vou começar com os Green Smoothies. Já sábado, dia 1 de Março.

Fonte: http://www.nourishingmeals.com/

Depois de alguma investigação feita e de muita leitura, está mais que provado que os Green Smoothies são óptima fonte de vitaminas, antioxidantes e fibras. E podem ser substitutos de refeições quando apresentam na sua constituição nutrientes de tudo o que é necessário numa refeição.

O objectivo inicial era alternar os green smoothies com pequenos almoços mais saudáveis, como leite com muesli, leite com pão integral, mas como irá começar um novo desafio feito pela Tracy Russel no Incredible Smoothies, vou começar assim de "rajada" e com toda a força. São apenas 14 dias, mas são 14 dias seguidinhos de Green Smoothies como substituto do pequeno almoço. O desafio está muito bem explicado, bem estruturado, pelo que só mesmo assim conseguiria começar este novo hábito. Podem ver o desafio aqui ( https://www.facebook.com/events/647878518605917/?ref_dashboard_filter=upcoming) na página do facebook e em que consiste.

Outro site muito interessante e de onde recolhi bastante informação foi de http://simplegreensmoothies.com/.

O meu interesse sobre este assunto teve inicio há alguns meses, após me ter sido detectada uma TPI/PTI. E, por momentos, enquanto não tinha um diagnóstico preciso, à espera de algo pior como cancro, lia sobre alimentos que evitam o cancro e percebi que não estava a fazer a alimentação correcta. (Quem diz cancro diz outra doença grave). Nem pouco mais ou menos. Vegetais poucos e fruta zero. Eu sei, todos já sabemos que os vegetais fazem bem e a fruta também, mas quando somos confrontados com algum tipo de doença, as coisas tomam outra dimensão. E ainda bem. Desde então tenho descoberto mundos novos. A muitos níveis.

2 comentários:

  1. É uma questão de hábito :) Eu acho mesmo que não conseguiria tomar smoothies ao pequeno almoço durante tanto tempo, acho que ficava cheia de fome! Mas houve uma altura em que aliava dois (vá, um e meio, que os smoothies não eram verdes :P) desses teus objetivos; corria e no fim bebia um batido (com leite de soja, banana congelada e cacau)... Isto lá para as 22h da noite! Era tão bom... Agora não tenho feito batidos, mas felizmente continuo a correr :D A sério, o que te posso dizer é que custa a começar, e claro que não é um mar de rosas, mas sabe tão bem ouvir incentivos de "força!", ou tirar um minuto ao tempo, ou completar com sucesso uma prova... :)
    Dentro do possível também como bem; como sempre sopa ao meio dia e à noite (ou vegetais/salada), duas ou mais peças de fruta por dia, iogurtes de soja, sementes, e praticamente não como produtos processados... E acho bastante fácil, até... É hábito :)
    Uma altura provei espinafres e depois andava sempre a comê-los... Eu sei que soa estúpido, mas gosto imenso, acho que sabem a noz! Depois dava lá uma passadela pelo frigorífico comia uma folhinha de espinafres, comia pão punha espinafres... Ahah soa tão estúpido :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Avelã, não soa nada estúpido! Adoro folhas de espinafres! Adoraria também começar a correr, mas durante a semana não consigo e ao fds ainda não consegui disciplinar-me:) Será de certeza um hábito a criar num futuro próximo! Sei bem que te alimentas bem. O teu blog é só receitas com alimentos saudáveis e não processados. É uma inspiração. Gostaria de conseguir caminhar para isso e começar por eliminar essencialmente o máximo de alimentos processados, mas são muitos anos com uma determinada alimentação enraizada, por isso tem de ser one thing at a time. Não faço ideia se vou conseguir beber estes smoothies:) Mas vou tentar:) Logo direi como correu:)

      Excluir